5 dicas para renovar casas de banho pequenas

casas de banho pequenas

Renovar casas de banho pequenas com estilo e funcionalidade pode ser uma tarefa difícil. Entre chuveiro ou banheira, sanitários e arrumação, parece não restar espaço para elementos decorativos. Parece impossível, mas não é! 

O truque para uma renovação de uma casa de banho pequena com sucesso passa por introduzir elementos que criem a ilusão de um espaço mais amplo, profundo e com mais luz. Como? Através de estratégias simples, mas com resultados poderosos. Fique atento! 

Como renovar casas de banho pequenas sem abdicar da estética e funcionalidade?   

Renovar uma casa de banho pode ser um processo um tanto complexo. Desde os pedidos de orçamento, passando pela escolha de materiais, até à mão de obra, sem planeamento a renovação pode mesmo tornar-se uma dor de cabeça.

Mais difícil ainda pode ser renovar uma casa de banho pequena. Com dimensões reduzidas, incluir todos os elementos (sanitário, arrumação, toalheiros, etc) de forma harmoniosa pode parecer um verdadeiro jogo Tetris. 

Conheça 5 dicas simples, mas altamente eficazes, para conseguir a casa de banho dos seus sonhos, independentemente dos m2. 

1. Escolha cores neutras e claras 

As cores das paredes e do chão são um dos fatores mais importantes no momento de renovar uma casa de banho pequena. Como são um dos fatores chave na decoração do espaço, as cores dos revestimentos vão influenciar toda a divisão. 

Além disso, os revestimentos são um dos elementos com mais tempo de vida numa casa de banho, pelo que não será necessário (nem sequer desejável) alterá-los com frequência. 

Para casas de banho pequenas, a escolha deve recair sobre tons claros e neutros, como o branco, o bege, cinza ou pastéis. Para além de não cansarem tanto, combinam facilmente com outras cores e, acima de tudo, asseguram um espaço mais clean, luminoso e com a ilusão de um espaço maior e mais amplo.

Tons claros, como branco ou bege, ajudam a iluminar a divisão, dando também a ilusão de um espaço maior e mais amplo.

2. Não abra mão de espelhos

Numa casa de banho, os espelhos são sempre obrigatórios, mais ainda em casas de banho pequenas. É certo e sabido que os espelhos fazem milagres a ampliar espaços e oferecer a sensação de aumento do espaço, profundidade e reflexão de luz.  

Por isso, use, abuse e faça deles a estrela da divisão. Se quiser aumentar a altura, opte por um espelho vertical. Se, pelo contrário, quiser divisões mais largas, escolha um espelho horizontal. 

Espelhos de dimensões generosas vão ser o seu maior aliado para criar a ilusão de um espaço maior e mais profundo. Se possível, forre uma parede (ou parte dela) com um espelho e sinta a divisão crescer. Caso esta opção não funcione no seu espaço, não desespere. Se reservar parte da parede do lavatório para um espelho grande, deverá conseguir o mesmo efeito. 

Espelhos em casas de banho pequenas.
Incluir um espelho na renovação de uma casa de banho pequena dará a sensação de um espaço maior, mais profundo e com mais luz. 

3. Opte por uma porta de chuveiro de vidro 

Portas de vidro de correr são uma boa opção para casas de banho pequenas.
Portas de vidro e de correr são uma boa aposta para espaços. 

Um dos truques para obter espaços mais amplos é não criar divisões. Assim, se as portas do chuveiro forem opacas, a casa de banho vai “encolher” e parecer sobrelotada. 

Portas de duche de vidro, ou resguardos de duche, como também são conhecidos, são uma boa aposta para casas de banho pequenas, libertando espaço e conferindo mais luminosidade.

Se gostar, pode eliminar completamente a porta do chuveiro e optar apenas por um resguardo de duche fixo. São fáceis de limpar e muito práticas para casas de banho pouco espaçosas, apesar de terem a desvantagem de deixar sair calor e alguma água. 

Resguardos fixos de vidro são uma alternativa prática para casas de banho pequenas.
Resguardos fixos de vidro são uma alternativa bastante prática. 

4. Escolha pavimentos e revestimentos pequenos 

Dizem as regras de decoração que divisões grandes pedem revestimentos grandes e divisões pequenas, revestimentos pequenos. Apesar deste princípio não ser estritamente obrigatório e aplicável em todas as situações, é uma boa ideia para casas de banho pequenas. 

Quanto mais pequena a casa de banho, mais pequenos devem ser os revestimentos. Assim, conseguirá paredes ricas, elegantes e com textura, diferenciando a casa de banho sem precisar de dispensar espaço útil.

A marca Roca é dona de alguns dos mais irreverentes revestimentos para casas de banho. 
A marca Roca é dona de alguns dos mais irreverentes revestimentos para casas de banho. 

5. Mantenha o chão livre de elementos 

Cobrir o chão com tapetes, arrumação e outros elementos dará a sensação de espaço cheio e sobrelotado, sem mencionar o risco de tropeçar. 

Para criar a ilusão de espaço grande e aberto, opte por móveis e sanitários suspensos. Além disso, é boa ideia manter a arrumação longe do chão. 

Se precisar de ajuda para renovar a sua casa de banho pequena não hesite em falar connosco. Temos o aconselhamento, ideias e materiais que procura para renovar a sua casa de banho. Visite o nosso showroom (​​Rua Gomes Amorim, nº 953, Póvoa de Varzim) ou ligue connosco (252 690 040). 

 

Formulário de Contacto