Cerâmicas para cozinhas. 15 Dicas e ideias para se inspirar!

Cerâmicas para cozinhas

Quais são as melhores cerâmicas para cozinhas? Para quem está a construir ou renovar casa, os pavimentos e revestimentos de parede são uma matéria importante que pode levantar alguns pontos de interrogação. Mais ainda numa cozinha. 

Por ser um espaço com presença constante de água, gorduras, líquidos e alimentos, os revestimentos da cozinha exigem alguns cuidados e limpeza constante. Por isso, as cerâmicas devem responder a estas necessidades, ser funcionais e, preferencialmente, esteticamente atraentes.  

Cerâmica para chão e parede de cozinha
Gama Kerlite Exedra, modelo Onyx Extra. Marca: MARGRES. 

No artigo de hoje, revelamos dicas importantes e informações pertinentes a que deve estar atento no momento de escolher novas cerâmicas para a sua cozinha. 

Pelo meio, deixamos ainda algumas ideias de pavimentos e revestimentos de algumas das nossas marcas parceiras, disponíveis na Sofermar.

Como escolher cerâmicas para cozinha? 

Escolher as cerâmicas certas para a cozinha pode ser um processo complexo. Como encontrar pavimentos e revestimentos duráveis, funcionais, fáceis de limpar e bonitos? 

No momento de escolher, é importante considerar a relação qualidade-preço, os acabamentos, perceber como se vai integrar na decoração existente do espaço e, acima de tudo, se vai tornar o seu dia a dia mais prático e fácil. 

Felizmente, há marcas que oferecem soluções que incluem todas estas características, com cada vez mais variedade de cores, formas e texturas, das mais simples às mais arrojadas.  

Playtile Brilho. Marca: GRESART. 

Mas atenção! Quando falamos de cerâmicas para cozinha, referimos-nos ao chão e às paredes. Tanto um como outros são importantes para criar um espaço harmonioso e funcional, mas será que devem ser exatamente iguais?  

Devo escolher as mesmas cerâmicas para o chão e para as paredes? 

Não há uma resposta certa a esta pergunta. Tudo depende do seu gosto, orçamento e da própria cozinha. 

Sim, pode escolher o mesmo revestimento cerâmico para chão e paredes e existem opções elegantes que tornam esta alternativa muito atraente. Contudo, usa-se cada vez mais cerâmicas diferentes para chão e paredes. Com o mesmo estilo, mas com cores diferentes, incluindo cores neutras, análogas (próximas) ou até complementares (opostas).  

Se estiver sem ideias, pode sempre seguir um dos princípios basilares de decoração: 

  • Pavimentos e revestimentos devem criar uma base neutra para que outros elementos decorativos possam sobressair; 
  • Se o pavimento for padronizado e tiver muito destaque, opte por revestimentos de parede mais neutros. O mesmo funciona ao contrário. 
Cerâmica para parede e chão de cozinha
Gama Neocim® Plus, modelo Lis Ciel N. Marca: KERION CERAMICS 

A importância da cor nas cerâmicas para cozinha  

Nas cerâmicas para cozinha, não existe a cor ideal nem cores proibidas. O importante é que combinem com o estilo da cozinha, com os armários, mobiliário e restantes elementos decorativos. 

Há quem aposte em cerâmicas de tons neutros e claros, como brancos, beges e nudes. Para além de combinarem com uma grande palete de cores e não “cansarem” tanto como cores fortes, são uma boa opção para manter um ambiente clean e simples. 

Porém, alertamos para o facto do branco poder ser uma cor traiçoeira, principalmente se não tiver muito tempo para limpezas. Isto porque a sujidade acaba por se notar mais e mais rápido, o que exige limpeza constante. Se quiser um ambiente claro e não gostar particularmente de branco, beges e cinzas leves são uma alternativa igualmente elegante. 

Se procurar uma solução moderna e sofisticada, pode sempre arriscar em cerâmicas mais escuras, como o preto. Lembre-se apenas que cores claras têm tendência a ampliar a divisão, enquanto as escuras criam a impressão de uma divisão mais pequena. 

Cerâmica para cozinhas
Gama Linea Prestige, modelo Emperador Black. Marca: MARGRES.

Cerâmica para parede de cozinha 

Se procura resposta à pergunta “Qual a cerâmica ideal para a parede de cozinha?”, mais uma vez a resposta será “depende.” Procura uma solução simples e intemporal ou quer algo completamente diferente e arrojado? Ou um padrão irreverente, mas com uma cor discreta? 

Mais uma vez, as marcas de cerâmicas parceiras da Sofermar oferecem uma panóplia de opções, desde as mais básicas às mais extravagantes. Confira algumas ideias! 

Cerâmicas para cozinhas simples 

São a opção menos arriscada. Com cerâmicas simples, terá uma cozinha simples e intemporal. Ainda assim, através da conjugação com o chão ou colocando diferentes cerâmicas em diferentes paredes conseguirá uma opção elegante. 

Cerâmicas para cozinha
Gama Core, modelo Formwork Grey. Marca: Love Tiles. 

Cerâmicas para cozinhas coloridas e/ou padronizadas 

Colocar um revestimento com cor é uma ótima forma de dar mais vida à sua cozinha. Se receia cansar-se da cor escolhida ou de cair no exagero, uma boa opção é colocar a cerâmica apenas na parede do lava-louças. 

Cerâmica para parede de cozinha
Gama City, modelo City Land. Marca SALONI. 

Cerâmicas para cozinhas com textura  

Os revestimentos com textura são uma opção diferente, com estilo e personalidade. Mas não se assuste. Dependendo da cor, podem, ainda assim, ser bastantes discretos. No entanto, e para que a gordura e a sujidade não fiquem nos detalhes da cerâmica, é importante que limpe as paredes com alguma regularidade. 

Cerâmica para parede de cozinha com textura.
Gama Decor Action, modelo Floris. Marca: SALONI.  
Cerâmica para parede de cozinha com textura.
Gama Genesis, modelo Leaf Green. Marca: Love Tiles. 
Cerâmica para parede de cozinha com textura.
Gama Genesis, modelo Wind White. Marca: Love Tiles. 

Como escolher a cerâmica certa para o chão da cozinha? 

O chão da cozinha também é muito importante. Seja qual for a cor, tamanho e combinações que faça, há um aspeto a que deve prestar especial atenção: a resistência do produto. 

A resistência das cerâmicas está definida na norma PEI — ​​Porcelain Enamel Institut, o nome do laboratório que definiu o índice. Este tem como principal objetivo definir a resistência ao desgaste e à passagem de pessoas. Existem 4 níveis: 

  • PEI II: Uso moderado, baixa resistência à passagem. Adequado para espaços residenciais, excetuando cozinhas, escadas e entradas. 
  • PEI III: Uso habitual, locais com passagem normal. Ideal para todas as áreas residenciais, inclusive terraço. 
  • PEI IV: Uso regular, muito boa resistência à passagem, ideais para espaços públicos. É o nível mais adequado para espaços como cozinhas, pois oferece mais resistência e durabilidade. 
  • PEI V: Uso intensivo, resistência excecional, ideal para locais de muita passagem, como aeroportos, centros comerciais, etc. 

Além disso, há outras dicas a ter em conta. 

1. A cerâmica do chão não precisa de ser quadrada 

O chão pode ser a estrela da sua cozinha. Hoje em dia, as marcas de revestimentos oferecem muitas mais opções, como cerâmicas retangulares ou até mesmo hexagonais.

2. Defina o estilo 

O estilo que quer para a sua cozinha vai influenciar todo o ambiente, incluindo o chão. Por exemplo, 

  • Estilo Cimento: para inspiração e estilo industrial;
Cerâmica para cozinha estilo industrial
Gama Linea Tool, modelo Light Grey. Marca: MARGRES. 
  • Estilo Pedra: Para um toque elegante e sofisticado;
Cerâmica para cozinha imitação mármore
Gama Kerlite Vanity, modelo Bianco Statuario. Marca: MARGRES.
  • Estilo Design: inspiração rústica, vintage e autêntica;  
Cerâmica para cozinha
Gama Detroit, modelo Dark Grey. Marca: ALELUIA CERÂMICAS
  • Estilo Madeira: para espaços rústicos, mas altamente confortáveis. 
Pavimento de cozinha imitação madeira
Gama Grove, modelo Brown. Marca: MARGRES

Dizem que madeira não se aplica ao chão das cozinhas, mas há cerâmicas que imitam madeira na perfeição, dando um aspeto cómodo, acolhedor e igualmente estético, sem abdicar da durabilidade do equipamento.

3. O chão da sua cozinha não tem obrigatoriamente de ser neutro 

Sim, é um bom princípio para uma cozinha simples. Mas se o seu estilo for irreverente e arrojado, abrace as cerâmicas coloridas e padronizadas! Conseguirá encontrar padrões geométricos, artísticos, com jogos de cor, entre muitas outras ideias! 

Cozinha com pavimento tradicional em cerâmica
Kirei Sabi. Marca: Revigrés. 
Pavimento de cozinha com padrão geométrico
Gama neocim® Plus, modelo Décor Cubique Lierra. Marca: KERION CERAMICS.

Se procura uma cozinha de estilo sóbrio e contemporâneo, porque não apostar num pavimento preto? Para além de ser elegante e moderno, é brilhante e fácil de limpar. Todavia, deve ser conjugada com revestimento de paredes mais claras, para não ficar com um espaço demasiado escuro. 

4. Evite pisos com acabamentos polidos

Porque a cozinha é um espaço com presença constante de água, gorduras, líquidos e alimentos, é importante deixar de parte pisos escorregadios que possam originar quedas. 

Todas as imagens que viu são de parceiros Sofermar e estão disponíveis para si.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informação relativamente a alguns dos produtos mencionados, não hesite em falar connosco. Por e-mail, para o endereço geral@sofermar.pt, por telefone, pelo número 252 600 430, ou visitando o nosso showroom, na Rua Gomes Amorim, nº 953, 4490 – 641 Póvoa de Varzim. 

 

Formulário de Contacto